s: tenho todo o gosto em responder. usei uma câmara digital (sony dsc-v1) sem tripé, no modo de prioridade à abertura f2.8, compensação de exposição a -1.3 ev e iso 400. todas as minhas fotografias digitais contêm os dados exif, pelo que quem tiver mais curiosidade em saber estes detalhes pode salvar as mesmas no disco e consultar essa informação.
pedro: “chegar a um vazio” pode ser uma óptima oportunidade para começar de novo. como se pegássemos numa folha em branco. sim, é a estação baixa / chiado.
Obrigadíssimo pela informação. Calculei que tivesses usado iso 400, mas espanta-me como conseguiste toda essa profundidade de campo com f2.8, pois consegues o detalhe desde os azulejos em 1º plano até ao fim do tunel! Bom trabalho!
s: a razão para a profundidade de campo tão grande reside precisamente no facto de ter usado uma câmara digital. como nas câmaras digitais a área do sensor fotoeléctrico é menor do que a de uma película de 35 mm, por exemplo, a distância focal também é menor. a minha câmara tem uma distância focal cerca de 5 vezes menor do que a correspondente numa câmara de 35 mm… o que significa que uma abertura f2.8 na minha câmara digital equivale a uma abertura f14 numa câmara de 35 mm! daí quase tudo aparecer focado na imagem. para além disto, a redução do tamanho da imagem original para o que aqui apresento também ajuda a que a imagem pareça mais nítida.
OK, faz sentido, esqueço-me sempre desse pormenor. Ainda são os resquícios das máquinas fotográficas antigas, apesar de já estar nas digitais há 2 ou 3 anos.
Wow, great photographs, I also really like your WP Theme. Is this a theme you created, or can you tell me where I can get it? I would like to use a similar theme, only wider.
obfuse: inicialmente também não gostava lá muito do poste com o holofote, mas depois comecei a achar que ajudava a dar uma certa sensação de profundidade à fotografia. quanto ao vazio, este é conditio sine qua non para eu empunhar a câmara fotográfica dentro do metro. 😉
marta
primeiras!!!!
bela foto, um local que nos é tão familiar 😉
*
(é verdade, é que nunca encontro jornais “metro” nesses escaparates…)
S
Mais uma excelente foto!
Será pedir muito saber alguns detalhes técnicos? Máquina digital ou não, tripé ou não, essas coisas….
pedro
Chegar a um ‘vazio’?
Já não ando no Metro de Lisboa há bastante tempo, mas parece-me que é na estação do Chiado. Bonita foto.
marta
vês vês a s. perguntou pelo tripé 😛
S
O “S.” Marta.
Nikita
…e entre a chegada e a partida a vida passa…
gostei da foto.
paulo ribeiro
s: tenho todo o gosto em responder. usei uma câmara digital (sony dsc-v1) sem tripé, no modo de prioridade à abertura f2.8, compensação de exposição a -1.3 ev e iso 400. todas as minhas fotografias digitais contêm os dados exif, pelo que quem tiver mais curiosidade em saber estes detalhes pode salvar as mesmas no disco e consultar essa informação.
pedro: “chegar a um vazio” pode ser uma óptima oportunidade para começar de novo. como se pegássemos numa folha em branco. sim, é a estação baixa / chiado.
S
Obrigadíssimo pela informação. Calculei que tivesses usado iso 400, mas espanta-me como conseguiste toda essa profundidade de campo com f2.8, pois consegues o detalhe desde os azulejos em 1º plano até ao fim do tunel! Bom trabalho!
lana
de uma maneira estranha…(n sei se pelo estado de espirito se pela musica k tou a ouvir…)..percebi k tinha saudades de ca vir 🙂 **
paulo ribeiro
s: a razão para a profundidade de campo tão grande reside precisamente no facto de ter usado uma câmara digital. como nas câmaras digitais a área do sensor fotoeléctrico é menor do que a de uma película de 35 mm, por exemplo, a distância focal também é menor. a minha câmara tem uma distância focal cerca de 5 vezes menor do que a correspondente numa câmara de 35 mm… o que significa que uma abertura f2.8 na minha câmara digital equivale a uma abertura f14 numa câmara de 35 mm! daí quase tudo aparecer focado na imagem. para além disto, a redução do tamanho da imagem original para o que aqui apresento também ajuda a que a imagem pareça mais nítida.
lana: e que música era essa?
S
OK, faz sentido, esqueço-me sempre desse pormenor. Ainda são os resquícios das máquinas fotográficas antigas, apesar de já estar nas digitais há 2 ou 3 anos.
frisky?
love it. love the low saturation. prefect shot of urban life.
lana
David Rice – still belong to you =)
Patrick McKeown
Wow, great photographs, I also really like your WP Theme. Is this a theme you created, or can you tell me where I can get it? I would like to use a similar theme, only wider.
Thanks,
Patrick
ene
always a departure, before the arrival
que cada entrada fosse como a que mostras… e não meros buracos no underground
que descessemos para a partida, sem noção de que chegámos para partir!
Cláudia
Esta foto fez-me lembrar uma frase que escrevi num texto antigo… Não há despedida quando se quer ficar.
Beijo ***
S
Hummmmmmmm….. já não há fotos há quase 10 dias…. 🙂
lyra
fico á espera então da chegada .
paulo ribeiro
frisky?: the scene was almost achromatic in itself, but i also did drop the saturation just a bit.
lana: não conheço, mas hei-de investigar.
patrick: the wordpress theme was created by me. i’ve sent you an e-mail concerning the usage of the theme by you.
cláudia: e apesar disso são essas mesmas “despedidas” as que mais doem.
obfuse
tirando o holofote que está no meio das escadas, gosto da foto…principalmente do vazio!
ps: continuas a arriscar dentro do metro 😉
paulo ribeiro
obfuse: inicialmente também não gostava lá muito do poste com o holofote, mas depois comecei a achar que ajudava a dar uma certa sensação de profundidade à fotografia. quanto ao vazio, este é conditio sine qua non para eu empunhar a câmara fotográfica dentro do metro. 😉
BVG
1min perdido…
potty
paulo, this shot goes so well with the black and grey theme of your desktop.